Pular para o conteúdo principal

O ISSQN e os profissionais liberais e autônomos do Município de Campinas

O profissional liberal é detentor de nível universitário ou técnico, registrado em determinada ordem ou conselho profissional. É o único que pode exercer determinada atividade e goza de liberdade para o exercício de sua profissão. Nessa categoria, incluem-se advogados, contadores, psicólogos, médicos e dentistas. O termo autônomo é utilizado para indicar aqueles que trabalham por conta própria, sem vínculo empregatício, podendo ser um profissional liberal ou não.

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza tem como fato gerador a prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Por ser um imposto de caráter municipal, cada cidade no Brasil possui uma legislação específica, determinando alíquotas, serviços tributados e casos de isenção.

A imposição do imposto sobre serviços a profissionais liberais e autônomos, por vezes, leva-os a abandonar a prestação de serviços. Isso ocorre porque, para satisfazer o fisco municipal, deixam de se aperfeiçoar profissionalmente e adquirir materiais e equipamentos necessários ao exercício da profissão.

O ISSQN, que afeta principalmente aqueles que exercem atividades em pequenos espaços urbanos, dentro de suas casas ou de maneira esporádica, gera impactos negativos diretos em seus rendimentos e subsistência. Indiretamente, prejudica o município, já que os profissionais deixam de fomentar a economia local.

Recentemente, o município de Campinas lançou retroativamente o ISSQN de centenas de advogados, incluindo muitos que não atuam com habitualidade. Isso causou surpresa e desestabilização financeira devido aos lançamentos retroativos do imposto.

Alguns municípios optam por isentar os profissionais liberais e autônomos da incidência do ISSQN. Na cidade de São Paulo, por exemplo, vigora uma lei que isenta diversas categorias de profissionais liberais e autônomos, beneficiando-os mediante inscrição como pessoa física no Cadastro de Contribuintes Mobiliários.

Essa lei isenta profissionais liberais e autônomos que atuam por conta própria, sem vínculo empregatício. Pode ser justificada pela menor capacidade desses profissionais de atenderem extensas áreas e muitos clientes simultaneamente, sem concorrer com grandes escritórios ou empresas.

Na cidade de Campinas, a Lei n.° 12.392 de 20 de outubro de 2005 também prevê alguma isenção no artigo 6.°. No entanto, a lista de profissões beneficiadas pela isenção é menos abrangente, incluindo profissionais de estética e higiene pessoal, construção civil e serviços de táxi.

Proporcionar a isenção do ISSQN a um maior número de profissionais liberais e autônomos não significa necessariamente uma diminuição na receita do município. Pelo contrário, contribui para a circulação de riquezas e arrecadação, impactando positivamente a economia local devido ao aumento no consumo.

É necessário adotar uma abordagem aberta para enfrentar essas questões.

Postagens mais visitadas deste blog

Franquia irregular ou falsa franquia?

 O sistema de franquias  é regulamentado pela Lei nº 8.955 de 15 de Dezembro de 1994 e o setor possui  uma entidade representativa: a Associação Brasileira de Franquias , que além de trazer em seu site um guia de franquias e diversos artigos relacionados ao setor de franchising, também ministra cursos e presta serviços aos seus associados. O não cumprimento das exigências da Lei nº 8.955 de 15 de Dezembro de 1994 faz com que as empresas que desejam franquear seus modelos de negócios, marcas, produtos ou serviços criem uma verdadeira arapuca, onde os prejudicados podem ser tanto o franqueador quanto o franqueado ou ainda ambos. Aproveitando-se do sistema de franquias, tem sido criados diversos "esquemas de negócios" visando lesar diretamente os investidores incautos utilizando-se de estrutura semelhante aos esquemas pirâmides e que podem ser considerados como uma falsa franquia, alguns dos esquemas são inspirados ou utilizam de características dos esquemas de fraude Ponzi e

Assinatura Eletrônica no Portal GOV.BR: Passo a Passo Descomplicado

A assinatura eletrônica pelo Portal GOV.BR tornou-se uma ferramenta indispensável para agilizar e simplificar processos documentais. Seja você um empreendedor, advogado ou cidadão comum, a seguir, apresentamos um passo a passo simplificado para que você possa aproveitar ao máximo essa funcionalidade. O que é a Assinatura Eletrônica e sua Validade Legal? A assinatura eletrônica, realizada de maneira segura por meio da sua conta gov.br , é legalmente reconhecida como válida para assinar documentos digitalmente. Documentos assinados eletronicamente possuem a mesma força jurídica que os documentos físicos, conforme estabelecido pelo Decreto nº 10.543/2020  e pela Lei 14.620/2023 , que afirmou que o contrato eletrônico não demanda exclusivamente assinatura por certificado digital e dispensando a assinatura de testemunhas. Dessa forma, são aceitáveis quaisquer formas de assinatura eletrônica previstas na legislação vigente. Quem Pode Utilizar o Serviço? Para utilizar esse serviço, é necessá