Pular para o conteúdo principal

Conversão de multa em advertência

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa (em tese) pagar a multa.


É o que prescreve o Art. 267 do CTB:


"Art. 267. Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa."


É de se atentar que a conversão será realizada quando a autoridade de trânsito verificar o prontuário do infrator e entender que a providência será mais educativa. De qualquer maneira, vá até o DETRAN e peça o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB.


O pedido deve ser efetuado quando do recebimento da primeira notificação, que é a Notificação da Autuação, ou seja, durante o período destinado à defesa da autuação.


Levar xerox da carteira de motorista e a notificação da autuação. Se deferida a conversão, em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Você perderá os pontos mas não irá pagar a multa.

Postagens mais visitadas deste blog

O ISSQN e os profissionais liberais e autônomos do Município de Campinas

O profissional liberal é detentor de nível universitário ou técnico, registrado em determinada ordem ou conselho profissional. É o único que pode exercer determinada atividade e goza de liberdade para o exercício de sua profissão. Nessa categoria, incluem-se advogados, contadores, psicólogos, médicos e dentistas. O termo autônomo é utilizado para indicar aqueles que trabalham por conta própria, sem vínculo empregatício, podendo ser um profissional liberal ou não. O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza tem como fato gerador a prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Por ser um imposto de caráter municipal, cada cidade no Brasil possui uma legislação específica, determinando alíquotas, serviços tributados e casos de isenção. A imposição do imposto sobre serviços a profissionais liberais e autônomos, por vezes, leva-os a abandonar a prestação de serviços. Isso ocorre porque, para satisfazer o fisco municipal, deixam de se aperfeiçoar profissionalme

Franquia irregular ou falsa franquia?

 O sistema de franquias  é regulamentado pela Lei nº 8.955 de 15 de Dezembro de 1994 e o setor possui  uma entidade representativa: a Associação Brasileira de Franquias , que além de trazer em seu site um guia de franquias e diversos artigos relacionados ao setor de franchising, também ministra cursos e presta serviços aos seus associados. O não cumprimento das exigências da Lei nº 8.955 de 15 de Dezembro de 1994 faz com que as empresas que desejam franquear seus modelos de negócios, marcas, produtos ou serviços criem uma verdadeira arapuca, onde os prejudicados podem ser tanto o franqueador quanto o franqueado ou ainda ambos. Aproveitando-se do sistema de franquias, tem sido criados diversos "esquemas de negócios" visando lesar diretamente os investidores incautos utilizando-se de estrutura semelhante aos esquemas pirâmides e que podem ser considerados como uma falsa franquia, alguns dos esquemas são inspirados ou utilizam de características dos esquemas de fraude Ponzi e

Como instalar drivers para o eToken Aladdin Pro 72k no Ubuntu Linux (32-Bits)

Para utilizar seu eToken Aladdin Pro 72k no Ubuntu Linux (32-Bits), siga este guia passo a passo: 1. Instalar as Dependências:       $ sudo apt-get install pcscd libccid libhal1 opensc 2. Instalar o Programa do eToken:       $ sudo dpkg -i SafenetAuthenticationClient-8.1.0-4_i386.deb 3. Baixar as Cadeias de Certificados Digitais: Baixe as cadeias de certificados digitais necessárias a partir do seguinte link: Certisign - Hierarquias ICP-Brasil Lembre-se de que, infelizmente, o Safenet Authentication Client não é um software livre. Observação: Verifique se é necessário comentar a linha 43 conforme indicado na página de origem da dica. Agora é só testar o seu certificado: Imagem da Autenticação do Certificado Digital no Ubuntu 12.04. Fonte: Vleeuwen